Mostra Sesc de Artes - Aldeia Pelourinho - 14ª Edição

Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho chega ao seu 14º ano, e afirma-se como uma das mais significativas ações artístico-culturais realizadas no Centro Histórico de Salvador. O evento acontece entre os dias 16 e 20 de outubro, no palco e Arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho, cuja programação é composta por 13 atrações, entre shows, espetáculos adultos e infantis, workshop, e painel voltadas para os diversos públicos.

Na abertura, dia 16, às 19h30, a companhia de teatro Cia Marginal, grupo residente no Complexo da Maré- Rio de Janeiro, apresenta o espetáculo “Eles não usam tênis Naique”. Uma história emocionante sobre o reencontro de um pai e uma filha no contexto histórico e social do tráfico de drogas nas favelas da capital carioca, sucesso de público no circuito 2018 do projeto Palco Giratório. A noite de abertura encerra com a participação do grupo baiano Choroscomfusão, interpretando um repertório de fusão e tendências musicais a partir do Choro e seus afluentes, Arena Sesc, às 21 horas.

Na programação voltada para as crianças, o grupo teatral Finos Trapos apresenta o espetáculo “Ponta d’areia Pedaço de céu”, dia 17, às 15 horas, uma aventura do velho Filó e sua neta Tatá, na busca por um elemento raro que serve para a construção de uma geringonça que viaja pelo espaço. No dia 19, às 15 horas, o Coletivo Duo apresenta o espetáculo “O Barão nas árvores”, estória do menino Cosme, um filho de nobres que sobe numa árvore e jura nunca mais descer, num universo híbrido de música e teatro. No sábado, 20, às 16 horas, o palhaço Leandro Calado, traz dos Estados Unidos o espetáculo circense “Mimicalado Show”, com números de malabarismo, mágica e mímica, contando as histórias vivenciadas pelo artista nos bastidores do circo.

Estimulando a produção de jovens bailarinos, a “Mostra de Solos em Dança” integra a programação da Aldeia, trazendo ao palco sete solos interpretados por diferentes artistas e com temáticas diversas, dia 18, às 19h30. O público adulto ainda pode conferir a surpreendente e emocionante vida de uma das primeiras transexuais da Bahia e do Brasil, interpretada pelo ator Fábio Vidal em “Joelma”, companhia Território Sirius, no dia 19, às 19h30.  E no dia 17, às 20 horas o espetáculo “Tudo que você precisa é amor”, estreia sua temporada de outubro no palco do Tssp, uma obra homenagem ao rito da palhaçaria e às mulheres cômicas, com a atuação da Felícia de Castro e direção do Alexandre Casali.

E a La Cascata Cia Cômica de São Paulo apresenta o freak-show de humor ácido, “Animo Festas”, um espetáculo de palhaçaria para maiores, sucesso de público no circuito 2018 do Palco Giratório. Na trama, o palhaço Klaus sobrevive de performances em festas infantis, e narra suas memórias desses eventos, ao som de rock, música francesa e trilhas infantis dos anos 1980. Klaus é anti-herói da palhaçaria, reflete sobre questões como o valor do trabalho artístico, a felicidade e a sobrevivência, dia 20, às 19h30.

O evento promove também duas atividades formativas: o grupo La Cascata Cia Cômica (SP) realiza ainda o bate-papo “Pensamento Giratório – Da imagem à cena, um processo de criação”, sobre a criação artística na linguagem da palhaçaria, dia 19, às 19h30, e a Lua Cheia Produções ministra o “Workshop de Maquiagem Artística” para os iniciantes na prática, entre os dias 17 e 19, de 14h às 18 horas.

Na programação musical podemos conferir no foyer do teatro, dia 19, às 18h, o concerto de piano “Emus no Palco Independente – Série Pianistas”, com repertório interpretado por pesquisadores da Escola de Música da UFBA. E encerrando a 14ª edição da Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho, a arena Sesc recebe a presença marcante e o timbre inconfundível da Mametto e banda com show “Afrobrasileira”, misturando a raiz tradicional da cultura popular brasileira ao universo pop mundial, mesclando as forças dos tambores e ritmos da Bahia a elementos da música latina, africana e do pop,  dia 20 de outubro, às 21 horas.

A Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho oferece atrações gratuitas e com preços populares de R$20/ 10 e 16* (Cartão Sesc), confira a programação nas redes sociais @teatrosescsenacpelourinho e no site do Sesc Bahia www.sescbahia.com.br

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região

  • Endereço:
    Av. Eixo Urbano Central, 7 - sala 5 - Térreo - Centro
  • CEP: 42800-110
  • Processo: 1551
  • Telefone(s):(71) 3627-5539
    Fax:(71) 3627-5539
  • Email contato: sicomerciosindicato@gmail.com
  • Presidente:
    JURANILDES MELO DE MATOS ARAÚJO